top of page

O Museu Amãna

A construção dum museu tem como objetivo preservar, valorizar e divulgar a cultura Kambeba, mostrando nossos objetos, do passado e do presente, e as histórias que eles contam sobre o povo, seus ancestrais e seu território. 

Histórico

O Museu Omágua Amãna é um projeto que vem se construindo desde 2009, quando começou uma obra de coleta de objetos, alguns antigos outros recentes, representativos da vida e da história do povo Kambeba do Alto Solimões. A construção dum acervo iniciou-se para demostrar à população não-indígena que o povo Kambeba tinha uma ancestralidade e que os objetos o testemunhavam. Muitos foram adquiridos através de doações de famílias, outros provêm de sítios arqueológicos descobertos durante obras de desenterro no municipio de São Paulo de Olivença. 

Até hoje, o museu não tem um estrutura física, pois ainda não foi possível arrecadar um financiamento suficiente. A ideia é que ele reproduza uma cabeça achatada, conforme o ritual do batismo Kambeba. Uma  sua futura construção vai ser parte da rede dos Centros de Ciências e Saberes do Projeto da Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA/CNPq/UFAM/UEA/UEMA/IFAM).

Donazione.jpeg

Membros da OKAS mostrando o comprovante de doação das peças ao Museu Amãna na sede da OKASS. Outubro de 2021.

Nosso acervo

Confira aqui de lado algumas das peças incluídas no nosso acervo.

Se tiver interesse em saber mais sobre alguma em particular, entra em contato através do formulário abaixo.

Acervo Omágua no mundo

Objetos e representações Omágua são preservados em museus etnográficos no mundo todo. Eles são de épocas diferentes e cumpriram diferentes trajetórias. Mesmo assim seguem pertencendo ao povo Kambeba e a seus ancestrais.

Se sabe de alguma peça nossa preservada em algum lugar, avise-nos através do formulário abaixo.

omagua cambeba ARF_edited_edited.jpg
bottom of page